O resultado da Grande Depressão

/
0 Comments
 

A crise de 1929 foi o maior desastre da história do capitalismo no século XX e representou uma devastação de economia mundial. Os resultados foram a pobreza generalizada das massas, uma drástica desvalorização e aniquilação de capitais e mercadorias. O tombo evidentemente, foi mais alto nos EUA, epicentro da crise e a maior economia global.


  A crise se expandiu para todo o sistema capitalista. O comércio mundial caiu 60%. Houve uma crise na produção básica de alimentos e matérias-primas devido à queda vertiginosa dos preços destes produtos. O Brasil tornou-se símbolo do desespero e da dramaticidade da crise, quando governo queimou os estoques de café (principal produto da exportação do país) em locomotivas a vapor numa inútil tentativa de frear queda dos preços dos produtos.


  A Grande Depressão não teve efeitos catastróficos apenas para os trabalhadores norte-americanos. No pior período da depressão, entre 1932 e 1933, o desemprego chegou a níveis nunca vistos na história do capitalismo. Na Inglaterra, o índice chegava a 23%. Na Alemanha, a taxa de desemprego atingiu os espantosos 44%.



You may also like

Administradores